Regras

Regras

Por não ser um esporte tão popular no Brasil, muita gente tem dúvida sobre as regras. Na verdade o golfe, é um esporte de regras gerais bastante simples, jogado com tacos e pequenas bolas, a qual deve acertar os buracos em campo com a menor quantidade de tacadas (strokes) possíveis.

Uma partida de golfe completa (“campo completo”) é composta por 18 buracos a serem acertados. Quando o campo de golfe não possui todos os buracos, é necessário fazer voltas até atingir os 18 do campo completo.

Cada buraco tem um número referencial de tacadas necessárias para ser finalizado (par), o que varia conforme a distância da área inicial da primeira tacada (tee) e os obstáculos no entorno. O objetivo do jogador é estar mais próximo do Par ou, se possível, abaixo do Par (o que significa ter finalizado os buracos com menos tacadas).

Após sair do Tee, a bola deve ser jogada do jeito que for encontrada, esteja ela numa superfície difícil, como mato, areia ou até água rasa, no Fairway ou no Green (área onde fica o buraco). Se a bola cair em um lugar impossível de ser jogada, o jogador pode arremessar uma nova bola a partir do Tee ou próximo da bola anterior com a punição de uma tacada a mais.

Existem duas formas de se jogar golfe: Match Play e Stroke Play, também chamada de Medal play. Forma de jogo mais popular, no Medal play se sagra vencedor quem finalizar o campo com o menor número de tacadas na contagem geral, enquanto no Match play, o jogador / equipe precisa acertar cada buraco com o menor número de tacadas. Neste caso, os ganhadores são aqueles que foram vencedores no maior número de buracos.

 

Conheça todas as regras do golfe em http://www.cbg.com.br/fliprevista.html