Como jogar golfe?

O Golfe

Um dos esportes mais praticados no mundo, com cerca de 60 milhões de adeptos e movimentação de 40 bilhões de dólares por ano, o golfe tem origens incertas, com historiadores discordando ao atribuir a holandeses, romanos, franceses, ingleses e escoceses, mas sabe-se que estes últimos foram os grandes responsáveis pela prática em larga escala do golfe da forma mais semelhante a que conhecemos atualmente.

Na Escócia o esporte é uma instituição, um patrimônio cultural, e por lá o golfe se popularizou tanto e há tanto tempo que em 1457, o Rei James II baniu sua prática, pois os arqueiros gastavam mais tempo nos campos de golfe do que na prática do arco e flecha. Naquele tempo em que o Reino Unido ainda não existia, os arqueiros eram responsáveis por manter os exércitos ingleses longe das terras escocesas.
O popular esporte chegou à Inglaterra pelo esforço do monarca escocês James VI, na unificação dos dois reinos, e se popularizou em toda a Ilha da Grã Bretanha. Em 1764, foram padronizadas para todos os campos as regras da Sociedade dos Golfistas de Saint Andrews, que consiste no padrão de jogo atual, com 18 buracos.

Pelas mãos inglesas o esporte chegou a todo o mundo, inclusive no Brasil, no final do século XIX. Os britânicos que construíam a estrada de ferro Santos-Jundiaí, no estado de São Paulo, receberam um terreno onde inauguraram o primeiro campo de golfe brasileiro. Em 1901, já em um novo terreno também na capital paulista foi fundado o São Paulo Country Club, que mudaria de nome para São Paulo Golf Club em 1915, na inauguração da nova sede.
No mesmo ano, o golfe chegou ao Rio Grande do Sul com a inauguração do centenário Clube Campestre de Livramento, o segundo campo dedicado à modalidade no Brasil, se expandindo nas décadas seguintes para todo o estado e reforçando o protagonismo gaúcho no golfe, com a lenda Mário Gonzalez, o melhor brasileiro no ranking profissional, Adilson da Silva, e promessas como Herik Machado.

São quase 30 mil praticantes atualmente no Brasil, um crescimento enorme em relação aos 5 mil que praticavam no começo da década de 1990, impulsionado pelo crescimento econômico do país, pela vinda de estrangeiros que jogam golfe e pelo estímulo do esporte ser incluso no programa dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.